quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sob críticas, novos trens chineses do metrô são testados durante a madrugada

Metrô Rio 2
O metrô do Rio de Janeiro realizou, na madrugada desta quarta-feira (18), mais uma etapa de testes das novas composições chinesas compradas em 2011. Os novos trens, com previsão de plena circulação em março de 2013, são alvo de críticas do Sindicato dos Metroviários quanto à segurança. A concessionária MetrôRio, porém, garante que eles não apresentam riscos.

Segundo o sindicato, obras estão sendo feitas para evitar colisões das novas composições contra as paredes e o piso das plataformas. Os metroviários dizem que o novo metrô seria mais leve do que o atual, por isso chacoalharia muito, aumentando a probabilidade de choque lateral nas viagens.

A MetrôRio informou que as mudanças nas plataformas são para adaptação dos sistemas de operação dos trens atuais e dos trens antigos, padronizando a distância do trem para a plataforma em 9 cm. A concessionária acrescentou que os trens chineses têm as mesmas dimensões dos que estão em operação.
Nesta madrugada, jornalistas participaram da viagem de testes e não teria sido detectado nenhum problema apontado pelo sindicato.

Nas novas composições, o sistema de refrigeração, com capacidade 30% maior que as composições atuais, é a grande novidade para os usuários, que costumam sofrer com o calor nas composições superlotadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário