quarta-feira, 28 de março de 2012

PM começa a substituir Exército em morros


Ação é realizada antes do início das instalações das UPPs nos locais
Exército chegou a utilizar blindados durante a expulsão dos traficantes das favelas / Foto: Marcos de Paula/AE

Um dia após a incursão de policiais militares no Complexo do Alemão, a Polícia Militar continua a ação de varredura no conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro. A PM começou a substituir as tropas do Exército, que ocupam a região desde novembro de 2010. A ação marca o início do processo de instalação de unidades de polícia pacificadoras na comunidade.

Cerca de 750 homens dos Batalhões de Choque e de Operações Especiais entraram na favela, nesta terça-feira, mas a troca do efetivo só deve ser concluída no dia 27 de junho.

Ontem, três criminosos foram presos: dois foragidos da Justiça foram encontrados no próprio Alemão, enquanto um fugitivo da favela pacificada foi encontrado no morro do Palácio, em Niterói.

Drogas e armas também foram apreendidas e um campo de treinamento de tiros do tráfico foi descoberto no Morro do Adeus, dentro da comunidade. Veículos blindados e três helicópteros da PM deram apoio à ação, que chegou a assustar moradores no início da manhã.

A PM informou que as bombas de efeito moral foram usadas para sinalizar a chegada das equipes nos diferentes pontos da favela. Além do Alemão, a corporação fez operações em outras cinco comunidades que têm o tráfico controlado pela mesma facção que atuava no morro pacificado.// O objetivo era evitar a migração de traficantes em fuga.

As duas primeiras UPPs serão instaladas na Fazendinha e em Nova Brasília. Apesar da ocupação pacífica, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, não descarta a possibilidade de reação de bandidos até a conclusão da UPP.

Ao todo, serão oito UPPs distribuídas entre os conjuntos de favelas do Alemão e da Penha. Apesar da presença do Exército desde 2010, o morro do Alemão ainda tenta se livrar da presença do tráfico. Em setembro do ano passado, a comunidade chegou ter o policiamento reforçado após a invasão de traficantes, que trocaram tiros com militares.

Na mesma semana, o comando da Força de Pacificação divulgou um vídeo que comprovava a atuação de criminosos na área. As imagens mostravam o funcionamento de um suposto ponto de vendas de drogas na Vila Cruzeiro.
Anúncios Google
Seguro para Portáteis
Proteção contra Danos/Roubos de seu Equipamento e Reposição do Aparelho
Qual seu nível de inglês?
Faça o Teste na Cultura Inglesa e Descubra o Quanto Você já Sabe!
Restaurante Shinjuku
Sushi, Sashimi, Temaki e Muito Mais Festival de Sabores p/ Sua Refeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário