sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Motorista que conduziu bonde que se acidentou presta depoimento






protesto - bonde - alerj - 01.09.2011
Um segundo condutor do bonde que se acidentou em Santa Teresa no último sábado (27) foi ouvido pela polícia na manhã desta sexta-feira (2), além de outros três funcionários da Central ((Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), que é responsável pela operação e manutenção dos bondinhos.
O bonde número 10 tinha dois motorneiros quando se envolveu em uma batida com um ônibus, pouco antes de o veículo descarrilar e tombar. No momento do primeiro acidente, quem estava na direção eraNelson Correa da Silva, um dos cinco mortos no desastre. Ele teve que ir até a delegacia de Santa Teresa (7 ª DP) para fazer o registro da colisão entre o bonde e o ônibus. Enquanto isso, o segundo condutor, colega de Nelson, assumiu a direção e levou o veículo para a oficina, onde o bonde foi liberado para seguir viagem.
Nelson, que já havia feito o registro, pegou o mesmo bonde na volta e assumiu a direção momentos antes do acidente fatal. O outro condutor desceu e não estava mais no veículo.
Não foram divulgados detalhes do depoimento e nem a identidade do segundo condutor, mas a polícia adiantou que ele seria tão experiente quanto Nelson.
Os investigadores aguardam a conclusão da perícia para saber se a colisão com o ônibus teve alguma relação com o acidente, mas, aparentemente, os danos foram superficiais e não teriam atingido o sistema de freios, que fica na parte de baixo do bonde.
Peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) voltaram à oficina dos bondes nesta sexta-feira.
A expectativa é que o diretor de Engenharia da Central, Fábio Tepedino, seja ouvido na delegacia na segunda-feira (5), dia em que vence o prazo para que a companhia forneça as informações solicitadas pela polícia sobre a manutenção e a rotina da oficina onde era feita a manutenção dos bondinhos.
Nesta sexta, os promotores Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Defesa do Consumidor, e Marcus Leal, da 3ª Promotoria de Meio Ambiente, se reuniram com o subsecretário de Transportes e presidente da Central, Sebastião Rodrigues, e uma assessora jurídica da companhia, Tatiana Carius, o procurador do Estado, Fábio Willeman, e o subprocurador de Justiça, Leonardo Chaves.
Os promotores não quiseram falar com a imprensa sobre a reunião. Segundo o Ministério Público, o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, foi convidado para a reunião, mas não compareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário