sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Corpo de jovem vítima de deslizamento de terra é enterrado em Niterói

Fonte:O Dia
Foto: Marcello Almo / Tribuna de Niterói / Agência O Dia


Rio -  Sob aplausos, o corpo da adolescente Julia Gonçalves Damasceno foi enterrado, na tarde desta sexta-feira, no Cemitério do Maruí Grande, no Barreto, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A menina de 13 anos estava no primeiro dia de trabalho como babá e morreu ao tentar proteger as duas crianças que tomava conta. O caso aconteceu no Morro do Palácio.

De acordo com a doméstica Fabiana Gonçalves, de 31 anos, a sobrinha saiu de casa por volta das 23h para levar os menores para a casa da mãe deles, que trabalha fora. Ao descerem uma escadaria, o muro da encosta desabou. A adolescente morreu na hora.
"Era o primeiro dia dela tomando conta das crianças. Para proteger da queda do muro, ela abraçou as duas. Minha irmã está em choque", relatou Fabiana, se referindo a Angélica Gonçalves Ribeiro.

As crianças foram identificadas como Robert Tairone, de três anos, e apenas Taila, de dois anos. Uma delas foi levada para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, e a outra para uma unidade de saúde da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.


De acordo com uma moradora que não se identificou, chovia forte no momento do desabamento do muro da encosta. Ainda segundo ela, a água descia forte do alto do morro e, por uma das ruas, desembocava diretamente no muro, que fica ao lado da escadaria. A força da enxurrada contra a construção e o terreno alagado teriam contribuido para a queda.

O servente Jailson Costa dos Santos, de 29 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local. Ela pediu auxílio a outros moradores para ajudar a tirar as vítimas dos escombros. "Tinha uma viga muito pesada em cima. As crianças estavam por baixo dela e gritando. A Julia estava desmaiada, já não se mexia" relembrou o morador.

Avô de Julia, o porteiro Levi José Ribeiro, de 64 anos, disse que ainda tentou demover a neta que criou a desistir do trabalho de babá. "Disse a ela que R$ 150 era muito pouco e que dava pra gente segurar as pontas. Ela era carinhosa e brincalhona. Uma menina muito boa. Morreu praticamente salvando vidas. É muita emoção para mim", disse o avô emocionado.

Morador há 50 anos do Morro do Palácio, ele revelou que vem há anos solicitado a associação da comunidade para avaliar a situação das encostas e contenções. Muitas, segundo o porteiro, feitas há anos e por pessoas não habilitadas. Ele apelou que as autoridades do município e do estado que avaliem a situação da comunidade.

Prefeito de Niterói visita comunidade

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou o Morro do Palácio, no Ingá, na manhã desta sexta-feira. O prefeito revelou que a cidade tem mais de 1.100 pontos com risco de escorregamento e 29 áreas de perigo extremo. Destas, sete estão no Morro do Palácio.

"Junto ao Governo Federal e Estadual realizaremos obras de macrodrenagem e drenagem nas ruas críticas da cidade que a decádas sofrem com alagamentos. Vão receber intervenções a Avenida Roberto Silveira, ruas Presidente Backer e Lopes Trovão, além de vias no Barreto, Região Oceânica, entre outras", destacou Neves.

O prefeito já criou o programa “Chuvas de Verão”, que reúne as secretarias de Urbanismo, Obras e Assistência Social, e tem como objetivo adotar medidas emergenciais de prevenção a desastres naturais. Segundo ele, o projeto vai começar no próprio Morro do Palácio. Rodrigo Neves também garantiu que houve aumento no número de servidores de limpeza na cidade, para evitar que o lixo nas ruas provoque mais enchentes.

Ele disse ainda que vai implantar, a partir de fevereiro, sistemas de alerta com sirenes já utilizados no Rio de Janeiro e Região Serrana.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário